NOVO PEUGEOT 2008
Este fim de semana fui até ao Shopping Leiria e mal entrei vi algo que me chamou de imediato a atenção, a Peugeot estava a apresentar o novo Suv 2008. Não foi a minha paixão por automóveis que me fez ali ficar a admirá-lo mas sim as suas linhas, os pormenores marcantes deste novo Suv. A grelha é brutal, imponente, que dá ao automóvel um ar arrojado e desportivo. Mas não é só a grelha é todo o conjunto, as óticas com três garras em LED, as jantes de 18", poderia ficar aqui mais não sei quanto tempo a falar de todos os pormenores que me cativaram nas novas linhas deste Suv.

Não resisti e entrei, tinha de deixa-lo cativar-me também pelo seu interior. O conforto já tão reconhecido dos carros franceses está também presente, o volante pequeno mantém-se, o que era de se esperar pois já é cunho da marca. Tal como o exterior o interior também me cativou, no habitáculo encontram-se as traves-mestras do elogiado i-cockpit da Peugeot: o piano de comandos no túnel central com atalhos para diversas funcionalidades, o painel de instrumentos digital e o ecrã central de infotainment de 10'' ligeiramente inclinado em direção do condutor para facilitar a utilização.
A nível do espaço interior o crescimento do 2008 também se faz notar, mais espaço entre bancos e também na bagageira.


Enquanto explorava cada pormenor do Suv dei comigo a pensar "tenho de falar dele no blogue" e aqui estou eu.
Ali não perguntei nada sobre motorizações nem preços, pois estavam imensas pessoas a admirá-lo e a consultarem os comerciais mas quando cheguei a casa fui ao site da marca para saber que novidades haviam a nível das motorizações. A grande inovação vai para o e-2008 100% elétrico, com uma potência de 136 CV (100 kW) e binário de 260 Nm, com autonomia de até 310 quilómetros em ciclo WLTP. Além do recarregamento pelos métodos convencionais de tomada, o e-2008 conta ainda com a funcionalidade de regeneração de energia cinética nas desacelerações, com dois modos disponíveis, um deles o 'Drive', semelhante à condução de um modelo com motor térmico, ou o 'Brake', que permite maior recuperação desde logo a partir do momento em que se levanta o pé do acelerador.

Também nos motores a gasolina e diesel existem novidades, o novo SUV compacto PEUGEOT 2008 está equipado com motores de última geração a gasolina PureTech Euro 6 que trazem economia e performances de alto nível. São 3 os motores disponíveis - 1.2 Puretech de 100cv (caixa manual de 6 velocidades) , 130cv (caixa manual ou automática de oito velocidades) e 155cv (só caixa automática). As motorizações diesel Euro 6 incorporam a tecnologia exclusiva "BlueHDi" que permite combinar altas performances com emissões controladas. Neste combustível são 2 as motorizações - 1.5 BlueHDi, de 100cv (caixa manual) ou 130cv (caixa automática).

Gama e preços
1.2 PureTech 100 CVM6: 21.500 € (Active) e 23.500 € (Allure)
1.2 PureTech 130 CVM6: 22.970 € (Active), 24.650 € (Allure) e 26.650 € (GT Line)
1.2 PureTech 130 EAT8: 24.970 € (Active), 26.650 € (Allure) e 28.650 € (GT Line)
1.2 PureTech 155 EAT8: 32.250 € (GT)
1.5 BlueHDi 100 CVM6: 25.200 € (Active), 27.200 € (Allure) e 29.200 € (GT Line)
1.5 BlueHDi 130 EAT8: 30.350 € (Allure) e 32.350 € (GT Line)
Se está a pensar em trocar de carro e gosta de Suvs não deixe de conhecer este novo 2008, solicite um test drive, de certeza que se vai encantar.