SÍNDROME DE APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
Sabia que a Apneia Obstrutiva do Sono afeta especialmente os indivíduos do sexo masculino?
Esta patologia caracteriza-se por episódios recorrentes de cessação total ou parciais do fluxo aéreo, ou seja paragens da respiração enquanto dorme.
Cerca de 90% das pessoas que padecem desta síndrome sofrem de roncopatia o conhecido ressonar. Cansaço, sonolência e uma maior incidência de problemas cardiovasculares são outras situações associadas a esta patologia.
As causas são várias desde a constituição anatómica da faringe, a obesidade, consumo de bebidas alcoólicas à noite, o tabaco, os excessos alimentares ao jantar e também a toma de medicação para dormir.

CONSEQUÊNCIAS
Alteração do padrão do sono, que contribui para um deficiente descanso físico e mental durante a noite. A incorreta oxigenção do sangue que ocorre durante a noite conduz ao aumento do trabalho do coração, hipertensão arterial e por consequência ao risco de enfarte.
Se tiver alguma suspeita que sofre desta patologia deve consultar o seu médico assistente.
A SAOS afeta especialmente indivíduos do sexo masculino, de meia idade e com obesidade, mas não são requisitos essenciais pois cada vez mais existem pessoas de todas as idades, género e constituição física a sofrerem desta patologia.

TRATAMENTOS RECOMENDADOS
A correção dos fatores de risco, como o excesso de peso, o tabaco, a ingestão de alcoól e excessos alimentares à noite são as primeiras coisas a serem feitas. A cirurgia para desobstruir a faringe também pode ser um dos tratamentos em muitos dos casos, mas a Ventiloterapia é o tratamento mais utilizado na apneia de sono. Trata-se de um aparelho que "bombeia" ar de forma continuaa e silenciosa enquanto a pessoa dorme
EM RESUMO:
a) PERIGOS - Obesidade
Hipertensão Arterial
Diabetes
Arritmias
Enfarte do miorcárdio
b) CONSEQUÊNCIAS - Cansaço
Sonolência
Cefaleias
Irritabilidade
Problemas cardiovasculares
Cuide-se pela sua saúde!
